4.8/5 - (37 votes)

Está na boca de todo mundo, em todos os canais de TV e comércio online. Mas você sabe de verdade o que é Black Friday e por que ela surgiu?

Você provavelmente já se sentiu tentado ou quem sabe já tenha caído em uma “conversa pra boi dormir” sobre um produto com desconto na Black Friday. No Brasil, o “evento” pode até ser suspeito, mas neste artigo você vai saber o que é Black Friday. Vai entender também por que nos EUA ela é uma data muito aguardada tanto por consumidores quanto por varejistas.

 

O que é Black Friday?

A Black Friday (sexta negra, bem ao pé da letra) é um dos principais dias de compra do ano nos Estados Unidos. Isso porque ela marca o início da temporada de compras e vendas de fim de ano. Os descontos da Black Friday chegam a até 90%, nos EUA.

E por falar em compras, a Internet não fica de fora da festa. As lojas online capricham em suas campanhas de marketing. Algumas delas vendem para o mundo todo, e mesmo daqui do Brasil é possível aproveitarmos os descontos da Black Friday.

Por isso, não compre pela Internet sem antes assistir ao vídeo abaixo sobre como fazer compras em inglês.

 

 

A Black Friday acontece na quarta sexta-feira de novembro. Ou seja, após o tradicional feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day). É comum se formarem filas gigantescas de pessoas que aguardam as lojas abrirem para aproveitarem as ofertas.

Antigamente, a Black Friday acontecia impreterivelmente na sexta-feira. Hoje, a maioria das lojas já abrem as portas na própria quinta, em meio ao feriado.

Não, a Black Friday não é um feriado, apesar de muitas empresas enforcarem a sexta após o feriado de Ação de Graças, que acontece na quarta quinta-feira de novembro.

 

Por que Black Friday?

Na época em que os registros financeiros eram feitos à mão, a tinta vermelha (red) da caneta representava “perda”. Já a preta (black), representava “lucro”.  Por isso o nome BLACK Friday: a sexta-feira em que as lojas saem do “vermelho” para o “preto” por atraírem consumidores e venderem seus produtos com grandes descontos.

E por falar em “estar no vermelho“, “pindaíba“, “dinheiro não é problema“, eu preparei um material muito completo sobre as moedas americanas, com uma tonelada de vocabulário e expressões em inglês sobre dinheiro. E como se não bastasse, você ainda aprende a comprar dólar mais barato, a não perder dinheiro quando estiver no exterior e muito mais!

Ah, e como em inglês os dias de semana são escritos com letras maiúsculas, o mesmo acontece com o Friday, em Black Friday.

 

E o que eu tenho a ver com isso?

Como digo sempre, aprender inglês não é só aprender gramática e estruturas linguísticas. A língua diz respeito a muita coisa sobre um povo, principalmente a cultura.

 

AMIGO SECRETO em INGLÊS ou isso é coisa de brasileiro?

 

 

Então, deixe aqui nos comentários a sua experiência com a Black Friday, seja no exterior ou aqui mesmo no Brasil. Será que tem diferença? Se sim, quais são as principais?

Um super beijo,

See you soon!