4.9/5 - (47 votes)

O medo de falar inglês é um grande inimigo de quem quer se comunicar. Saiba como se livrar dele e melhore a sua comunicação!

Você já travou na hora de falar inglês? Provavelmente não foi por falta de vocabulário ou por não saber se expressar, mas por causa do medo de falar inglês. Isso é comum, e acontece porque a pessoa está presa à ideia de julgamento e não focada na comunicação.

 

Mas vamos pensar um pouco: o que é mais importante para você agora que está aprendendo? Falar corretamente ou se comunicar? Certa vez me perguntaram quanto tempo eu demorei para falar inglês corretamente. A minha resposta foi: “Eu não sei!”.

 

 

Por que eu respondi isso? Porque quando comecei a estudar inglês, eu falava do jeito que sabia, só pelo prazer de falar. E assim o desenvolvimento foi natural.

 

 

Tenho VONTADE DE FALAR, mas não sei vocabulário em inglês

 

 

Eu tinha várias manias que me ajudavam a progredir quando estava aprendendo inglês. Fiz até um vídeo contando quais eram elas para motivar você a fazer o mesmo.

E esse é o segredo! Se você está aprendendo, você precisa aproveitar essa fase para testar, acertar e errar, e aprender com seus erros. Se você estuda, mas fica com medo de falar inglês quando o professor faz uma pergunta, você está perdendo uma grande oportunidade e também muito tempo. Aproveite o suporte do seu teacher para praticar.

 

Não entendo nada de LISTENING. E agora?

 

Eu criei uma série em nosso canal no Youtube chamada Today’s the Day, para conversarmos, tirarmos dúvida, trocarmos dicas de inglês, e também para eu dar aulas de inglês. No vídeo #1, você descobre como pode praticar o speaking (fala) sozinho. Essas dicas vão te ajudar muito a perder o medo na hora de falar.

Então, elimine do seu aprendizado os grandes prejuízos que o medo de errar traz (falo mais sobre esses prejuízos no vídeo acima). Dedique um tempo todos os dias para ter contato com o idioma (leia em inglês, por exemplo, e mude seus hábitos).

Aproveite todas as oportunidades que tiver para praticar. Adquira confiança em você mesmo. E claro, tenha sempre em mente que o erro faz parte do aprendizado e que todo mundo erra. Você não será julgado e nem precisa se importar com isso.

See you soon!