4.8/5 - (26 votos)

Abra a cabeça e coloque o inglês dentro dela! Descubra como pensar em inglês. Você vai se surpreender!

Como pensar em inglês?” talvez seja a pergunta mais popular e comum que alunos e estudantes de inglês se fazem. Mas, será mesmo que você está pensando em inglês? Ou melhor ainda, será que você está fazendo isso da maneira certa? Vem comigo descobrir o que é pensar em inglês, como conseguir pensar em inglês e o que fazer para acelerar a sua fluência.

 

Se tem uma pergunta que é a pedra no sapato de quem está aprendendo inglês é a seguinte: “Como pensar em inglês?“. Você já se perguntou isso?

Muita gente acha que para estar falando inglês de verdade, pra valer, é preciso já estar pensando em inglês. E como essa é uma habilidade que se adquire com o tempo, como resultado de todo o seu empenho e esforço, tem muito aluno que desiste no meio do caminho por achar que o problema está nele porque está demorando demais para conseguir pensar em inglês.

 

Mas, o que é pensar em inglês?

Você pode responder essa pergunta de duas maneiras. A primeira está intimamente ligada à tradução, à traduzir mentalmente. Quando você está aprendendo inglês é natural, e saudável, usar o português para dar uma mãozinha na hora de entender o inglês. Quem é iniciante no inglês traduz mentalmente o que ouve e lê em inglês, da mesma forma que traduz mentalmente para o inglês o que quer falar ou escrever antes de produzir sua comunicação. Aliás, essa uma vantagens que os adultos têm na hora de aprender inglês. Como já dominam um sistema linguístico por inteiro (no caso o português), vai usá-lo como referência para aprender a segunda língua.

Até aí, tudo bem. A pessoa não está pensando em inglês e essa ainda não deve ser a sua preocupação.

Mas, à medida que o tempo passa e você já tem mais contato com o inglês, é imprescindível abandonar esse hábito de traduzir mentalmente. É hora de fazer um esforço mental para confiar no seu “taco” e não se apoiar mais no português. É a hora da confiança entrar em ação! Quando estiver lendo alguma coisa em inglês, simplesmente leia com tranquilidade e mesmo que você perca uma palavra ou outra do parágrafo, por exemplo, siga em frente e entenda a ideia central. Falo mais sobre isso em 3 dicas poderosas para ler em inglês e em Aprenda hábitos simples para ler em inglês sendo iniciante.

 

Pensar em inglês vai muito além de “falar coisas dentro da cabeça”

A segunda maneira tem a ver não só com palavras. Pensar em inglês vai muito além de “falar coisas dentro da cabeça”. Pensar é pensar! Nem sempre quando pensamos narramos o fato dentro da nossa cabeça. E como somos todos seres humanos regidos pelas mesmas regras psíquicas e físicas, em inglês não é diferente não. Pensar em inglês se refere a entender como os falantes dessa língua pensam o seu sistema linguístico.

Por exemplo, sabe quando a gente faz aquela maratona de uma série em inglês, e quando a série acaba a gente fica tentado a agir e falar imitando os personagens falando inglês? Ou quando lemos um livro em inglês e nossos pensamentos decolam “falando” em inglês, mesmo que a gente invente as palavras? Então, isso tem a ver com estilo, cultura, vivência e mente, claro!

Pensar em inglês é estar confiante de que pode seguir sozinho em seus pensamentos, sem precisar usar o português como um apoio para garantir isso. É também entender como e por que nos expressamos em inglês do jeito que fazemos.

 

 

Pensando em inglês 24h do dia

Sendo assim, para você pensar em inglês, como disse no vídeo, é preciso viver em uma bolha de inglês. Ou seja, estar sempre em contato com a língua observando e vivendo cada detalhe. Quanto mais contato e prática você tiver, mais natural esse processo vai ser. Quando você perceber, não vai mais estar querendo achar equivalente para tudo em inglês.

Aqui no blog você encontra vários materiais para praticar e criar a sua própria bolha de inglês. A principal delas é o cronograma para aprender inglês sozinho.

 

Você também tem a opção de se cadastrar na minha lista vip para receber outras dicas de inglês. É gratuito 😉

E para ajudar o máximo que posso o seu desenvolvimento no inglês, muitos exercícios de inglês disponíveis aqui no blog foram corrigidos ao vivo na série Today’s the Day em nosso canal no Youtube. Se ainda não é inscrito se inscreva na Today LeadÉ uma oportunidade única!

Então, nada de desespero nem ansiedade. O foco agora é mergulhar de cabeça para aprender no seu ritmo, do seu jeito, o máximo que puder.

Aguardo vocês nos comentários!

See you later,
Bye