4.8/5 - (34 votes)

Assuma o controle do seu aprendizado fazendo os exercícios em inglês certos para você mudar o rumo dos seus estudos!

Você sabia que dentro da categoria de exercícios em inglês existem diversas formas de praticar, além daqueles exercícios em inglês que você já está acostumado a fazer? No final das contas, o resultado pode ser ainda mais satisfatório do que o que você esperava! E tudo isso tem um motivo para ser assim: quando você começa a participar mais ativamente do seu desenvolvimento no inglês, não tem nada que impeça o seu progresso!

 

Se chegou até aqui é porque ou está cansado de só fazer exercícios mecânicos ou porque precisa de outros exercícios em inglês para praticar. Independentemente da razão por trás disso, entenda que quando falo de exercícios em inglês não me refiro apenas aos exercícios formais e tradicionais, mas também aos exercícios que estimulam a sua criatividade e vários aspectos da sua rotina e da sua vida, e que criam todo um contexto personalizado.

 

Como assim?

Já pensou em inserir na sua lista de exercícios, por exemplo, uma atividade inventada por você? Com base no que você tem mais facilidade? Os artigos abaixo te dão outros exemplos disso:

 

O que você pode fazer?

Exercícios em inglês iniciantes
Exercícios em inglês iniciantes

 

Trabalhar com músicas em inglês

Se você fixa mais um conteúdo estudando uma letra de música, escolha uma de que goste e mão na massa! Você não precisa seguir o que outras pessoas estão fazendo (como por exemplo, tirar certas palavras da música para ouvir e completar), mas pode criar a sua própria atividade.

Eu costumava pegar músicas em português e tentar passar mentalmente para o inglês enquanto estava de bobeira na rua, ônibus, fila, etc. Era um segredo meu, um exercício que poderia não funcionar para outros, mas funcionava para mim.

A música é muito poderosa, e se eu fosse você, não a deixaria de lado!

 

Escolher um aplicativo em inglês

Aprender inglês hoje é usar a tecnologia a seu favor. E isso inclui, claro, os aplicativos para aprender inglês. Eu não gosto de pedir para meus alunos usarem um em especial, porque defendo que suas preferências devem guiar seu aprendizado.

Por isso, dê uma olhada nos aplicativos disponíveis, pesquise, avalie, baixe, teste por um tempo, e resolva se gostou. Não vá só pela cabeça dos outros porque o que pode ser bom para uma pessoa pode não ser para você.

Por exemplo, existem aplicativos para aprender inglês que fazem muito sucesso na internet, mas que sinceramente eu não gosto (nem indico) por razões pessoais, de gosto e até mesmo de metodologia. Mas existem outros que mesmo funcionando para mim, não agrada a outro colega professor. Por isso precisa testar o aplicativo por uns dias, senão você acaba (assim como eu) se irritando e desistindo (rsrs).

Quando você encontrar aquele aplicativo de que gosta, separe um tempinho todos os dias para dar uma atenção a ele. A vantagem do aplicativo é que você pode usar em qualquer lugar, fazendo qualquer coisa. É genial!

Um que gosto bastante é o ABA English. Vale a pena conferir e avaliar.

 

Exercite-se sozinho

O melhor de todos os exercícios em inglês na minha opinião. Usar a sua criatividade para praticar inglês não tem preço. Já experimentou falar sozinho em inglês?  Ler um texto em voz alta? Gravar-se falando em inglês? Mudar o idioma do seu celular? Fazer pesquisas em inglês? São tantas ideias que podemos ter sem mesmo precisar separar formalmente um tempo do nosso dia para isso.

Viu quanta coisa você pode fazer para incrementar a maneira como pratica e se exercita em inglês?

 

 

Exercícios em inglês para praticar

E para não deixar você na mão, vamos fazer exercícios de inglês juntos! Entenda que a ideia não é abandonar a forma tradicional, porque ela é importante, mas também inserir outras formas de praticar e principalmente que tenha a ver com o seu estilo. So, let’s go!

 

1. Can you match the phrasal verbs below to the correct picture?
(Você consegue relacionar os phrasal verbs abaixo ao desenho correto?)

 

Get with it Get away Get in  Get over something Get along with
Exercícios em inglês phrasal verbs com get
Exercícios em inglês phrasal verbs com get

 

2. Read the text below and write your answer as a comment:
(Leia o texto abaixo e escreva a sua resposta no comentário)

 

Seven Steps to Staying Motivated

1. Set a goal and visualize it down to the most minute detail.

2. Make a list of the reasons you want to accomplish the goal.

3. Break the goal down into smaller pieces and set intermediary targets — and rewards.

4. Have a strategy, but be prepared to change course.

5. Get the help you need.

6. Pre-determine how you will deal with flagging motivation.

7. Continually check in with your reasons for carrying on.

Fonte: Forbes (adaptado)

a) Do you follow any of those steps?
(Você segue alguns desses passos?)

b) Which step is the most attractive to you?
(Qual passo é o mais atraente para você?)

c) Which step you would not consider?
(Qual passo você não consideraria?)

 

3. Watch the video below and write your answers as a comment:
(Assista ao vídeo abaixo e escreva suas respostas no comentário)

a) Why did he decide to think about his career?
(Por que ele decidiu pensar sobre sua carreira?)

b) Did he work at the same job forever?
(Ele trabalhou no mesmo emprego para sempre?)

c) When did he start to teach English?
(Quando ele começou a ensinar inglês?)

d) And you? What career you would like to have?
(E você? Qual carreira gostaria de ter?)

Se preferir, acompanhe o vídeo com a transcrição. É mais uma forma de você se exercitar 😉

 

E agora?

Vamos combinar então: você precisa fazer exercícios em inglês para praticar, treinar e não esquecer o que aprende, certo? Eu entendo que para muitos, os exercícios em inglês são mecânicos, chatos e quadrados. E são mesmo! Principalmente para quem decidiu aprender inglês sozinho e não tem ninguém para dar aquele empurrãozinho na hora de treinar.

Mas, tudo isso pode ser diferente se você entender que existem diversas maneiras de fazer exercícios, e não só sentado em frente ao computador ou com a cara em cima de um livro! Use as ideias que dei acima, seja criativo e faça um mix do tradicional com aquilo que realmente faz sentido para você e te dá prazer.

Vamos combinar o seguinte aqui: assista este vídeo para ter ideias de como você pode criar outras formas de validar o que aprende.

 

Além disso, comente aqui embaixo como você faz os seus exercícios em inglês. É da forma tradicional apenas? É só do jeito que vem à cabeça? Você tem equilíbrio e mistura o tradicional e o inglês do seu jeito? Qual dá mais resultados para você?

Beijo grande 🙂