4.6/5 - (422 votes)

Como aprender inglês sozinho agora, online e sem sair de casa!

É possível utilizar o cronograma para aprender inglês sozinho, sem ficar perdido ou inseguro, usando o roteiro e a dedicação apropriados. Neste artigo, eu disponibilizo um roteiro para aprender inglês sozinho de estudo bastante completo que preparei para você começar a estudar inglês. Também separei alguns itens importantes que você precisa considerar. Agora chegou a sua vez de aprender a falar inglês de verdade.

O plano de estudos para um inglês intensivo pode não parecer uma tarefa fácil para muitas pessoas, principalmente porque a maioria não sabe por onde começar a estudar inglês. Muita gente desiste de aprender inglês porque não tem uma base para se apoiar nem um cronograma para seguir. Acaba no final das contas perdendo a oportunidade de um emprego, promoção, estudo, aprovação em provas, etc, simplesmente por medo de tentar estudar inglês sozinho e perder seu tempo.

Quanto tempo leva para aprender o inglês?

Entendendo essa necessidade e atendendo aos pedidos de alguns de vocês, vim dizer que é possível sim estudar inglês sozinho e se dar bem. E para dar um “norte” aos seus estudos de inglês, deixo à sua disposição o melhor método para aprender inglês do seu jeito que preparei para quem precisa estudar inglês em casa. A única diferença entre você e alguém que estuda inglês com um professor é que o seu aprendizado dependerá de você exclusivamente e exigirá mais dedicação. Levando em consideração este plano de estudo de inglês e os outros materiais que você for se aprofundando no blog, tenho caso de alunos que estudam de 3 a 6 horas por dia e tem bons resultados. Realmente a disciplina vai te desafiar.

Por isso, no vídeo abaixo eu explico como dividir o estudo de inglês de forma clara e objetiva. Mas antes, preciso deixar claro que você vai querer se sabotar. E isso só vai tornar cada vez menos possível o seu objetivo de aprender inglês sozinho. Por isso, siga à risca as regras que você estabelecer. Considere os itens abaixo quando estiver pensando suas regras:

Passo a passo para aprender inglês sozinho [ vídeo completo ]

Banner Ebook Present Perfect - Today Lead

Como começar a aprender inglês?

1) Organize o seu tempo

Separe pelo menos uma hora todos os dias para estudar inglês. Não adianta acumular o conteúdo e estudar tudo em um dia só. Por exemplo, se você não conseguiu estudar na segunda-feira, não vai ajudar estudar na terça-feira o conteúdo da segunda e da terça.

2) Tenha foco e dedicação

Estabeleça a sua meta (onde você quer chegar) no idioma e um prazo para você aprender, e mergulhe de cabeça! Por exemplo, suponhamos que o seu objetivo seja fazer uma prova em inglês. Então a sua meta é conseguir ler um texto e entender sua ideia central para responder algumas perguntas. E você decide separar 3 meses para isso. Então, foque totalmente nisso durante todo o processo. Quando você pensar em desistir, lembre-se da sua meta. Quando estiver com preguiça, lembre-se dela. Quando quiser se sabotar, pense na aprovação. Dedique-se totalmente porque você não vai ter um professor para pegar na sua mão.

3) Aproveite toda a oportunidade para aprender

Se tiver um tempo sobrando, estude um texto. Se estiver em um engarrafamento, ouça um podcast. Se trabalhar em uma empresa multinacional, preste mais atenção aos avisos e comunicados em inglês. Mude o seu smartphone e conta de e-mail para inglês. Tudo isso servirá de input para você.

4) Siga o roteiro para aprender inglês sozinho passo a passo

O cronograma que preparei para aprender inglês sozinho contempla as quatro habilidades da língua: speaking, listening, reading e writing. Eu me preocupei em preparar algo que se encaixe nas suas preferências de assunto, porque assim todo o conteúdo estudado fará mais sentido para você, como explico em: Como aumentar o seu vocabulário em inglês [ 4 semanas ].

Todas as semanas use o mesmo cronograma, mas com textos, áudios, músicas e exercícios diferentes. No final do prazo que você estabeleceu, você vai ver que terá evoluído mais do que imagina. Vamos lá então?

Como faço parar aprender inglês e como dividir o estudo do jeito certo?

Segunda-feira (Praticar reading)

Selecione um texto do seu interesse e de acordo com o seu nível de aprendizagem. Coloque em prática a leitura em inglês e já separa 1 ou 2 livros do seu interesse e comece a praticar. No final deste artigo, eu deixo um texto para você praticar.

Terça-feira (Treinar listening)

Selecione um áudio e ouça exaustivamente durante o dia. Separe um momento para ouvir e anotar as palavras e/ou frases que reconhece. Eu falo mais sobre como escolher o áudio na lista abaixo, (leia com atenção esse artigo porque ele está bem detalhado, além de disponibilizar áudio para você praticar).

Quarta-feira (Treinar listening and speaking)

Compreensão do listening: ouça o áudio do dia anterior junto com a transcrição e compare com as palavras e frases que você anotou. Marque algumas frases ou estruturas que você tenha dúvida e consulte a tradução ou pesquise na internet.

Quinta-feira (Praticar a gramática do inglês)

Estude gramática e faça exercícios. Escolha algum tópico que tenha aparecido no texto ou no áudio. Se você não possuir uma gramática em casa, pesquise na internet. Eu criei este e-book completo com videoaulas e exercícios sobre o que é Present Perfect de forma detalhada para te ajudar durante os estudos.

Banner Ebook Present Perfect - Today Lead

Caso esteja começando agora, sugiro os seguintes tópicos:

  • Personal pronouns
  • This, that, these e those
  • Greetings (cumprimentos);
  • Verbo to be
  • Verbos (separe alguns verbos mais comuns que apareceram no áudio e no texto)
  • Presente simples
  • Time expression (expressões de tempo)

Sexta-feira (Treinar o writing sem medo)

Faça o listening novamente, leia o texto de segunda-feira em voz alta e escreva um texto (de duas ou três frases se você for iniciante) usando o vocabulário aprendido na semana e o item gramatical (não se preocupe se o texto vai estar perfeito). Use um dicionário para te ajudar a escrever e tente conversar em inglês com alguém, ou grave-se falando.

Sábado (Inglês do seu jeito)

Aprenda a cantar uma música em inglês. Acompanhe com a letra para você saber como se pronuncia as palavras. Depois, se preferir, olhe a tradução da música para tirar alguma dúvida de vocabulário. A melodia da música vai te ajudar a guardar o vocabulário e a pronúncia.

Em nossa série de aulas ao vivo Today’s the Day #1 (Falar em inglês: como praticar sozinho), você encontra dicas que vão turbinar as atividades de speaking de sábado.

Domingo (Relax)

É dia de relaxar! Assista a um filme ou vídeo curto tentando não ficar preso à legenda, e entender o que está acontecendo pelo contexto. No artigo Vídeos para aprender inglês: chega de sufoco com o listening eu falo mais sobre isso.

Além disso, é legal ter um aplicativo no celular para usar nas horas “vagas”. E, se você quer saber como eu me virava enquanto aprendia inglês, assista Minhas manias para aprender inglês e veja como eu aplicava o item Aproveite toda a oportunidade para aprender no meu dia-a-dia.

———-

Como aprender inglês grátis:
Com 31 erros mais comuns em inglês
[ PLAYLIST COMPLETA ]

———-

Material de Estudo para praticar inglês:

Segue o exemplo de texto para segunda-feira:

Studies Show That Some Foods May Be As Addictive As Heroin And Cocaine

What foods are as addictive as drugs? Originally appeared on Quora: the knowledge sharing network where compelling questions are answered by people with unique insights.

Scientists have discovered that some fattening foods may be as addictive as heroin and cocaine.

Have you struggled with weight loss? Then you probably know that it takes more than willpower to shed pounds. Exercising is an obvious solution since it burns fat, but even workouts can’t contend with the results of one study, which found that overeating alters brain function, increasing the likelihood of addiction.

The similarities between food and drug addictions are striking. High-fat, high-calorie foods overload the pleasure centers in the brain, much like cocaine and heroin. The more we eat these types of foods, the more we crave them to trigger these pleasure centers.

Additionally, just as drug addicts develop tolerance for a certain drug, people who show signs of food addiction develop a tolerance for certain foods. Regardless of being full, they continue to eat even though the food satisfies them less and less. And it’s not just people struggling with weight issues who can become addicted. People who maintain normal weight can also lose control of their eating behaviors.

What foods are addictive?

High-fat, high-calorie foods that are processed and contain excessive amounts of sugar top the list of addictive foods.

Among the findings:

  • Pizza
  • Chocolate
  • Packaged cookies
  • Ice cream
  • French fries
  • Cheeseburgers
  • Regular soda
  • Cake
  • Cheese
  • Bacon
  • Fried chicken
  • Rolls
  • Popcorn

How can you tell if you have a food addiction?

The Yale Food Addiction Scale is a test that doctors use to identify potential food addictions. If you are worried that you might have a problem, take the test or ask yourself the following questions. If you have several “yes” answers, you may want to seek psychological help to control your compulsive eating:

  • Do you eat even when you are full?
  • Do you go out of your way to enjoy certain foods when they aren’t readily available in your home?
  • Do you find yourself finishing off a bag of chips or package of cookies when you intended to only eat a few?
  • Do you have intense cravings?
  • Do you recognize that certain foods are harder than others for you to stop eating?
  • Do you choose to eat rather than spend time with friends and family?
  • Do you avoid activities and events that you once enjoyed because of a fear of overeating?
  • Has your overeating restricted your lifestyle?
  • What can I do to curb my food addiction?

Like any other addiction, a food addiction requires intense intervention. Discuss your concerns with a doctor, who will likely prescribe a change in diet and counseling with behavioral therapies that can help you get your eating in check.

Fonte: Forbes

E aí, gostou da sequência para aprender inglês? Let’s go?

Coloque em prática essas dicas e veja que a frase “É impossível aprender inglês sozinho” é um mito. Com dedicação, tempo, responsabilidade e o roteiro certo, estudar inglês sozinho trará os grandes resultados de que você precisa.

Se tiver dificuldades de encontrar materiais para preencher o seu cronograma, eu te conto tudo e tiro dúvidas comuns de quem já está seguindo o cronograma para aprender inglês. Este vídeo está sensacional!

Espero que tenha gostado da dica. Depois que você usar esse cronograma, deixe aqui nos comentários o que achou.

Se tiver alguma dúvida enquanto estuda, ou se precisar de material para estudar inglês de acordo com o cronograma, pode deixar nos comentários ou através do menu “contato” aqui do blog Today Lead. Será um prazer estar junto com você nessa missão.

Have a great day!