4.9/5 - (37 votos)

É necessário aprender gramática em inglês? Será que você não está perdendo o seu tempo?

Tem muita gente por aí perdendo um precioso tempo se dedicando exclusivamente a aprender gramática em inglês. Por outro lado, existem outras pessoas que não querem nem saber de gramática e focam em outros aspectos da língua, como vocabulário, cultura, listening, etc. Mas, quem está certo nesta história? O que dizem os especialistas sobre aprender gramática em inglês? Veja como você deve aprender inglês e acelere ainda mais o seu aprendizado!

 

Com certeza esse assunto já passou pela sua cabeça. Tem gente que acha gramática bem chato para ficar estudando, mas já ouvi gente falando que só aprende se ditarem regras para ela, como a gramática faz.

A verdade é que muita gente também deixou de estudar inglês porque o curso ou professor só ensinava gramática, e não a comunicação em si. De acordo com uma pesquisa feita pela British Council, 12% das pessoas que iniciaram um curso de inglês, interrompeu o estudo porque o método de ensino era ruim. Por que será?

Anyway, precisamos saber ao certo o que fazer com a bendita gramática. Para isso, pense nos dois exemplos abaixo:

(1) This population occurs worldwide

(2) Myself and John are going into town

 

Seja bastante sincero e responda nos comentários se você entendeu o que a “frase 1” quer dizer:

Essa população ocorre mundialmente? Que população? Ocorre o quê?

 

Agora, o que você entendeu na frase 2? Ficou mais claro?

John e eu estamos indo a cidade. 

 

E daí?

 

The Grammar Book
The Grammar Book

 

A primeira frase está gramaticalmente correta. Todos os termos estão no lugar certo e o verbo está flexionado certinho concordando com o tempo verbal e com o sujeito da frase (population). Mas, ela não comunicou nada! Não fez sentido nenhum.

Já na segunda frase encontramos um erro de gramática, já que o certo seria dizer “John and I“. Mas, conseguimos entender muito bem o sentido da frase. E na verdade, é isso que importa, não é mesmo?

 

Gramática em Inglês para Iniciantes:

 

Aonde quero chegar?

Quero que você reflita no que é mais importante para você agora, no início da sua jornada no inglês: ser entendido ou falar corretamente e não comunicar nada?

Muitos estudantes brasileiros se travam completamente na hora de falar inglês porque ficam com medo de errar alguma estrutura gramatical e ser zoado ou taxado. Mas acredite em mim: isso é coisa de brasileiro e só te atrapalha! Preocupe-se com a comunicação enquanto ainda não domina a gramática, e também não fique bitolado com a gramática!

 

Então posso chutar a gramática?

 

 

Não! A gramática é importante sim, tanto que no meu Cronograma para aprender inglês sozinho, eu dedico um dia só para ela. Ela vai te dar um norte ao montar suas frases e vai ser muito útil para o writing. Para deixar bem claro, eu não sou a favor de aprender inglês sem aprender gramática em inglês, e não concordo com o argumento usado de que as crianças aprendem assim, então também podemos aprender inglês exatamente como as crianças aprendem português. Isso é conversa das mais fiadas que já ouvi (minha opinião) e dá até um outro artigo só disso.

O que quero dizer é que precisa haver um equilíbrio: 100% de gramática não dá, mas gramática nenhuma também não dá. Da mesma forma, pára com essa coisa de só querer falar inglês depois de aprender tudo corretamente! Mesmo sendo falantes nativos do português, todos nós erramos uma vez ou outra, não é? Então, por que tem que ser diferente em inglês? Isso é maldade com você!

 

 

Se você está em um nível mais intermediário ou avançado do inglês, tudo bem dar um foco maior à gramática, nunca se esquecendo do equilíbrio. Mas, se você está bem no comecinho, foque na gramática básica e no vocabulário, e não se canse de praticar a fala mesmo que sozinho, como mostro em [ AO VIVO ] Falar em inglês: Como praticar sozinho.

 

Agora, deixe aqui nos comentários o que você acha da gramática. Você é daqueles que estuda gramática em inglês freneticamente ou que acha um saco e nem faz questão de chegar perto dela? Ou ainda, você já achou um jeito bem mais útil e agradável de estudar gramática? Se ainda não encontrou, eu posso te ajudar com isso! É só deixar sua dúvida nos comentários 😉

xoxo