4.7/5 - (80 votes)

Esta lista completa do Present Perfect irá tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas

Imagine encontrar TUDO o que você precisa saber para aprender o Present Present em um lugar só! Imagine se livrar de uma vez por todas do seu maior medo na hora de falar inglês! Pois é exatamente aqui que você encontra tudo isso! É deste material que você precisa!

É a partir dele que as portas certas vão se abrir para cada elemento que compõe esse tempo verbal. Ou seja, você vai descobrir como usar o Present Perfect, quando usar o Present Perfect, vai conhecer a tabela do Present Perfect, vai praticar com exercícios, aprender de vez os verbos irregulares e muitas, muitas outras coisas para você não ter mais desculpas. Não é demais?

Neste artigo você irá descobrir:

1. Present Perfect

2. Verbos Irregulares e Regulares

3. Simple Past

4. WH-Question

5. Do e Does

6. Verbo Get

1. O que é Present Perfect

O Present Perfect é um tempo verbal muito usado por falantes de inglês (muito mais do que você imagina) e que possui o “have” ou “has” como verbos auxiliares em sua estrutura.

Ele é um dos tempos verbais mais difíceis de aprender e, principalmente, de usar, porque não existe um equivalente para ele no português. Ou seja, não existe uma tradução fiel ao seu significado.

Quando usar o Present Perfect?

O Present Perfect serve para fazer uma conexão entre o presente e o passado. Uma ação ou situação anterior que tenha resultado no presente. No dia a dia, usamos o presente perfeito quando falamos de situações passadas que ainda são relevantes.

O mais importante antes de tudo é saber quando é usado o Present Perfect. Para que se usa o Present Perfect? Será que é para falar sobre o presente? Ou será que é para falar sobre o passado?

De forma objetiva, você pode usar o Present Perfect para:

  • Falar de um passado recente;
  • Falar de um passado indefinido;
  • Dizer que “já” ou que “nunca” (alguma coisa);
  • Falar sobre algo que ainda não acabou.

Depois que você estiver fera nas situações em que o Present Perfect aparece, é hora de saber como montar as suas frases com Present Perfect. Qual é a ordem certa? Quais palavras sempre acompanham as frases no Present Perfect? Qual a estrutura do Present Perfect? Isso te ajudará a construir o mapa mental do Present Perfect e facilitará muito a sua vida.

O Present Perfect possui 3 formas em sua estrutura: afirmativa, negativa e interrogativa. Assim, todas devem ser acompanhadas do have ou do has e do verbo no particípio passado.

Exemplos de Present Perfect

Separei alguns exemplos de Present Perfect nas formas negativa, interrogativa e afirmativa para clarear seus pensamentos e te ajudar na hora de montar frases ou se comunicar:

Quando usar o Present Perfect na forma afirmativa

I have changed a lot in the last one year.

I have seen your keys.

She has brought the T-shirt.

Quando usar o Present Perfect na forma negativa

I haven’t changed in the last one year.

I have not seen your keys.

She hasn’t brought the T-shirt.

Quando usar o Present Perfect na forma interrogativa

How have you changed in the last one year?

Have you seen my keys?

Has she brought the T-shirt?

Para você nunca mais ter dúvidas, no artigo Present Perfect: quando usar have ou has, eu separei todas as situações em que você deve usar esse tempo verbal e como formar frases no Present Perfect. Preparei um material TOP para você composto de vídeos, texto e uma lista de verbos no Present Perfect (e exemplos de Present Perfect também) para resolver de vez o seu problema!

Vídeo explicando como usar o Present Perfect

2. Verbos Irregulares com o Present Perfect

Você não vai avançar no seu objetivo de aprender o Present Perfect sem antes saber o que são Verbos Irregulares em inglês e a função dele na hora de montar sua frase usando o Presente Perfeito.

O que são Verbos Irregulares em inglês?

Os verbos irregulares em inglês recebem esse nome porque eles não seguem uma regra, não se encaixam em um padrão. Ou seja, são irregulares.

A diferença entre verbos regulares e irregulares em inglês está justamente no fato de que os verbos regulares são aqueles que sempre seguem a mesma regra quando precisam ser flexionados para serem usados com o Simple Past ou o Present Perfect.

Exemplos de Verbos Irregulares e Regulares 

Seguem três exemplos do principais verbos irregulares em inglês:

Verbos irregulares no passado

  • teach – tought (ensinar)

I tought you how to sing that song in English. (Eu te ensinei a cantar essa música em inglês.)

  • go – went (ir)

They went to that famous pub last week. (Eles foram àquele pub famoso semana passada.)

  • be – was / were (ser ou estar)

She was a good girl before marry him. (Ela era uma boa menina antes de se casar com ele.)

Verbos Regulares em Inglês

E agora, três principais verbos regulares em inglês:

  • walk – walked (caminhar)

They walked in silence for some while. (Eles caminharam em silêncio por um tempo.)

  • like – liked (gostar)

They liked being in crowds. (Eles gostavam de estar em multidões.)

  • talk – talked (falar)

He has talked to us about immigration reform. (Ele falou conosco sobre a reforma na imigração.)

Banner Ebook Present Perfect - Today Lead

Como e quando usar os Verbos Irregulares

Sempre que precisar de um verbo na frase, em qualquer tempo verbal.

Eu preparei um material específico sobre o assunto para você, juntamente com uma tabela de verbos irregulares em inglês completa para você poder baixar e imprimir. Eu formatei de um jeito simples uma lista de verbos irregulares em inglês com os verbos irregulares mais usados, em ordem alfabética, e a flexão daquele verbo tanto para ser usado no Passado Simples quanto no Presente Perfeito. Aproveite!

3. Diferença entre Present Perfect e Simple Past

Como você vai ver, no quesito Simple Past x Present Perfect, a principal diferença é que Simple Past você pode usar uma data ou um período específico de tempo para dizer quando algo aconteceu. Já no Present Perfect, não.

O que é Simple Past?

É também um dos tempos verbais do inglês. Ao contrário do Present Perfect, o Simple Past equivale ao Pretérito Perfeito do português e, por isso, não existe tanta dificuldade para usá-lo.

Como e quando usar Simple Past

Pensar em um passado completo, com início, meio e fim, e até tempo determinado é a resposta para quando é usado o Simple Past em inglês. Já aconteceu! Já acabou! Fim de papo!

Com relação à estrutura do passado simples em inglês, pensaremos nas famosas formas afirmativa, interrogativa e negativa do Simple Past.

Simple Past – Explicação

Resumindo, para formar frases em inglês no passado, você precisará de um verbo auxiliar (did) para a forma interrogativa do Simple Past e também para a negativa.

  • Forma interrogativa:

Did you wake up at 5am yesterday? (Você acordou às 5 da manhã ontem?)

  • Forma negativa:

She did not wake up at 5am yesterday. (Ela não acordou às 5 da manhã ontem.)

E do verbo flexionado na forma afirmativa. Ou seja, se o verbo principal for regular, basta acrescentar “-ed”. Se for irregular, é só conferir como ele fica na tabela de verbos irregulares do tópico anterior.

  • Forma afirmativa

I woke up at 5am yesterday [to wake up – verbo irregular]: (Eu acordei às 5 da manhã ontem.)

She walked alone at night. (Ela andou sozinha à noite.)

Simple Past x Present Perfect

Dependendo da situação, você pode usar tanto o Simple Past quanto o Present Perfect. A diferença está no foco que você quer dar, na mensagem que deseja transmitir. Você usa o Simple Past com uma data definida, e assim, o foco está no tempo em que algo aconteceu.

Já no Present Perfect, o foco vai estar na ação, porque como vimos no início deste artigo, você usa o Present Perfect para falar de uma experiência, de algo que começou no passado mas tem impacto no presente (e até no futuro) ou coisas que vão evoluindo com o tempo.

4. O que são WH-Questions?

WH-Questions são palavras que usamos para fazer perguntas, na sua maioria, começadas com “WH”.

Quais são as WH-questions?

As principais WH-Questions são:

  • what (o quê)
  • when (quando)
  • who (quem)
  • which (que)
  • how (como)
  • where (onde)
  • why (por quê).

Como e quando usar WH-Questions?

As WH-Questions são usadas quando a pergunta precisa ser mais específica, quando você precisa saber mais detalhes do que está perguntando. Ou seja, quando você precisa fazer uma pergunta aberta.

Why have you left? (Por que você saiu?)

Ao montar uma pergunta com wh-question, ela vai na frente da frase, antes de qualquer verbo auxiliar:

What did they say? (O que eles disseram?)

Exemplos de WH-Questions

What is your favorite color? (Qual é a sua cor favorita?)

When is your birthday? (Quando é o seu aniversário?)

Why has she gone to Paris? (Por que ela foi a Paris?)

Who can explain that to me? (Quem pode me explicar isso?)

Where do we go now? (Para onde vamos agora?)

Pensando sobre como esse assunto é importante, desenvolvi um material explicando como fazer perguntas em inglês de todo e qualquer tipo, incluindo mais detalhes sobre as WH-Questions.  Não se esqueça de que saber fazer perguntas é uma competência fundamental para o seu inglês.

5. O que é Do e Does?

Do e Does é o verbo auxiliar que usamos para formar frases com o Presente Simples. Ele não tem significado, mas serve para marcar esse tempo verbal.

E aí, você está se perguntando: “teacher Day, o que o Do e Does tem a ver com o Presente Perfeito? Isso é Presente Simples, certo?”

Isso mesmo! Seu raciocínio está certinho. Só por um detalhe: É importante que você conheça bem o Simple Present para justamente não confundir em nada com o Present Perfect.

Quando usar Do e Does?

Você vai usar o Do e Does para não errar nunca mais no presente. A diferença entre o Do e Does é que o Does é usado para a terceira pessoa do singular, he, she, it, e o Do para as demais (I, we, you, they).

Como usar Do e Does?

  • Na forma afirmativa, o Do e o Does só vai aparecer caso queira enfatizar algo:

I like that car. (Eu gosto daquele carro.)

I do like that car. (Eu gosto muito daquele carro.)

  • Forma negativa – usaremos a particula not

I do not like that car. (Eu não gosto daquele carro)

She does not like that car. (Ela não gosta daquele carro.)

  • Forma interrogativa – Quando usar Do e Does em perguntas

Do you like that car? (Você gosta daquele carro?)

Does she like that car? (Ela gosta daquele carro?)

Exemplos de Do e Does

He doesn’t do his exercises in the morning. (Ele não faz seus exercícios pela manhã.)

She does not live here. (Ela não mora aqui.)

He doesn’t sleep all night yet. (Ele ainda não dorme a noite toda.)

Do they go to the gym? (Eles vão à academia?)

I don’t eat fish. (Eu não como peixe.)

Does it rain a lot there? (Chove muito lá?)

Preste atenção no verbo auxiliar, em como a terceira pessoa se apresenta, em como fica o verbo principal, em como são feitas as formas interrogativa e negativa, e em quais situações você deve usar o Simple Present, com do e does. Algumas coisas são parecidas com o Present Perfect e outras não. Fique atento!

6. O que é verbo Get?

O get é um verbo bastante importante que pode substituir várias palavras em inglês. Você vai ver que, na hora de usar o Present Perfect, ter a ajudinha do get vai levar o seu inglês para o próximo nível justamente porque o seu vocabulário vai decolar!

Como e quando usar o Verbo Get?

Use o verbo get de um modo geral, isolado ou em phrasal verbs. Lembrando que o get é um verbo irregular. O passado do verbo get é got. E o particípio passado do verbo get é gotten. Por exemplo:

They got dressed (Eles se vestiram.)

I have gotten better at running. (Eu estou cada vez melhor na corrida.)

Exemplos com o Verbo Get

Seguem algumas frases com o verbo get:

Did you manage to get tickets for the concert? (Você pensou em conseguir ingressos para o show?)

Try to get some sleep. (Tente dormir um pouco.)

He has just got a new job. (Ele acabou de conseguir um novo emprego.)

How much did you get for the car? (Quanto você recebeu pelo carro?)

The pressure of work is beginning to get to him. (A pressão do trabalho está começando a cair sobre ele.)

What time did you get into the Heathrow? (Que horas você chegou no Heathrow?)

The train got in late. (O trem chegou tarde.)

Não se esqueça de que é importante praticar o verbo get com exercícios para entender seus principais significados, os phrasal verbs e expressões mais usados com ele.

Experimente aplicar tudo o que aprendeu até aqui sobre o Present Perfect junto com o verbo get. Você não vai se arrepender!

Agora você tem boa parte do que precisa saber para dominar o Present Perfect: esse tempo verbal tão assustador!

O seu papel é tentar praticar usando o Present Perfect no seu dia a dia. Leia novamente cada material que destaquei neste artigo, coloque tudo em um só lugar, no seu caderno, faça muitos exercícios, assista novamente aos vídeos que indico sobre o Present Perfect e não desista!

Se mesmo assim ainda está com aquele friozinho na barriga, alguma coisa precisa ser entregue de forma mais mastigadinha para você, do seu próprio jeito. Então, vamos conversar! Eu posso mergulhar mais fundo ainda em todas as questões que envolvem o que é Present Perfect.

Estou ansiosa para embarcar nessa jornada com você e ouvir você dizer: “Nossa! Finalmente, usar o Present Perfect pra mim é algo tão natural!”

Partiu?