Airbnb: como funciona e as dicas mais valiosas da internet para não cair em furada!
Não reserve Airbnb nos EUA sem antes ler este material. Além de aprender vocabulário específico para criar seu perfil e escolher a melhor hospedagem, tenha acesso a modelos de interações em inglês com o dono do imóvel para não se queimar antes mesmo de chegar. Saiba tudo sobre o Airbnb: como funciona e os segredos para ter a experiência de um morador local.
É isso mesmo! Chegou a hora de contar a minha experiência com o Airbnb. Ele precisa fazer parte da nossa conversa, porque seu uso é mais comum do que conseguimos imaginar. Para quem ainda não sabe, o Airbnb é um tipo de ‘Uber de hospedagem” que funciona como uma rede social. As pessoas podem colocar suas casas, quartos, porão (rs) para alugar a um preço bem interessante, e pessoas como você e eu podemos nos hospedar nessas casas, em vez de hotel, e economizar um troquinho.
E para se preparar para sua viagem internacional, siga as dicas que dou nos materiais abaixo. Tenho certeza de que vai te ajudar muito!
- Celular nos EUA: Como usei internet e ligações no exterio
- Primeira viagem de avião: o que você precisa saber?
- O que fazer em São Francisco este ano
- 10 perguntas para passar na imigração EUA [COMPLETO]
- Moedas americanas: tudo o que você precisa saber
- Chega de problemas com a PRONÚNCIA EM INGLÊS
Qual a diferença entre o Airbnb e os hotéis?
O que faz o Airbnb diferente dos hotéis como o Booking.com é o preço, a liberdade e a flexibilidade de atender a necessidade das pessoas como uma rede social colaborativa. Se você for alugar uma casa, um ap. ou um quarto, você será o anfitrião e precisa criar um cadastro. Agora se você é o inquilino, precisa ter um perfil com alguns dados cadastrais. Durante o processo, os anfitriões e inquilinos são avaliados um pelo outro, ganhando autoridade e relevância na comunidade.
Como funciona o Airbnb?
Essa plataforma Airbnb é segura exige que tanto quem coloca sua casa pra alugar, quanto quem fica hospedado em um imóvel, crie um perfil em seu site. Confesso que fiquei bastante surpresa com o nível de exigência desse perfil: você precisa até tirar foto dos seus documentos para finalizar o processo.
Depois que o seu perfil estiver pronto, é só selecionar as opções de hospedagem que te interessam e partir pro abraço.
E eu aposto que você está se perguntando:
Airbnb é confiável? Será que ficar em um Airbnb é seguro?
Eu não sabia! Na verdade, não fazia ideia do que pensar, e nem conhecia o site deles. Como uma boa brasileira (também nunca usei um Airbnb no Brasil), eu tive medo de me hospedar em um Airbnb, e os motivos até parecem óbvios.
E você? Iria numa boa ou teria medo? O que mais te assusta em uma hospedagem como essa?
5 razões para não se hospedar em um Airbnb
- Ficaria na casa de um completo estranho, e estaria muito vulnerável;
- Não teria com quem reclamar caso desse problema de pagamento;
- A casa poderia ser falsa (fique esperto!) ;
- O dono da casa poderia cancelar a hospedagem a qualquer momento e eu ficar sem opção em cima da hora em um país estranho (sim, isso pode acontecer);
- Poderiam roubar meus pertences;
- [Motivo bônus] Não teria o endereço exato da casa antes de confirmar a reserva (o site mostra as redondezas onde está localizado o imóvel).
Então me diz, você acredita que esses medos têm fundamento ou sou neurótica?
O que você precisa saber antes de usar o Airbnb como opção?
Como me senti muito insegura e não sabia como funciona o Airbnb, fiz uma pesquisa de hotéis na região de Los Angeles, que seria o meu último destino na Califórnia. Resultado? Um murro na cara (ou melhor, no bolso!). Resumindo, eu não podia pagar um hotel na principal região de Hollywood, e os hotéis que eu podia pagar eram, no mínimo, longe dos principais lugares que eu queria visitar e eram sujos rs.
Qual a saída? Minha única opção acabou sendo o Airbnb (querendo ou não)!
Foi então que engoli o medo e conversei com duas amigas que se hospedaram em Airbnbs no Canadá e EUA. Elas disseram que foi super tranquilo e que gostaram bastante da hospedagem. Também, criei meu perfil na plataforma deles e comecei a fuçar as opções e preços no local, e padrão do meu interesse. Pelo menos, eu poderia pagar por boa parte dos que estavam disponíveis.
O segredo do Airbnb
Agora, eu também descobri uma coisa sensacional: os comentários que as pessoas deixam em cada acomodação são o segredo para você ter uma boa experiência de Airbnb. São nesses comentários que você encontra informações reais sobre o anfitrião, a localização e a infraestrutura do quarto ou apê.
Assim, montei uma lista rigorosa de critérios a serem levados em conta por mim para fazer uma reserva no Airbnb. Compartilho com você também para te ajudar 🙂
Airbnb: as dicas mais valiosas da internet para se dar bem
- Foco total em todos os comentários
Eu lia todos os comentários dos imóveis que me interessavam de verdade.
- Atenção à política de cancelamento
Fique de olho nisso, porque tudo pode acontecer, né?
- Escolha um anfitrião que seja um Superhost
Você vai perceber um selo sendo exibido automaticamente no anúncio do imóvel e no perfil dos donos, e vai ver escrito “superhost” ao lado das estrelinhas de avaliação. Isso significa que aquele anfitrião é bem experiente e oferece experiências excelentes para seus hóspedes. Eles são exemplos!
- Não se hospede em um imóvel que tenha a palavra NOVO em seu anúncio
Isso significa (óbvio) que é um imóvel novo no Airbnb. Ninguém ainda se hospedou nele e, por isso, não tem avaliação. Eles são, em sua maioria, mais baratos. Eu, particularmente, já acho complicado se hospedar na casa de um estranho. Pior ainda, é se hospedar sem ter nenhum feedback sobre o anfitrião e sobre a experiência de outros hóspedes.
- Envie uma mensagem para o anfitrião antes de fechar a reserva
Isso vai te mostrar se o anfitrião é rápido em sua resposta e se pode te socorrer em caso de qualquer emergência que diga respeito a ele. Eu, por exemplo, entrei em contato com a anfitriã em um domingo à noite e ela me respondeu em menos de 10 minutos. Já bateu aquela tranquilidade!
Exemplo de mensagem para o anfitrião
“Hi Talia! My husband and I are going on vacation to LA, and this is the first time using Airbnb. We really like your place and we are just trying to figure out some reservation steps before going for it. We look forward to talking to you soon :)”
- Não se iluda com o preço da diária
Fique de olho no preço final, porque existem taxas (de serviço e limpeza) que vão alterar o valor.
- Use os filtros
Se já tiver em mente o que você deseja, não perca tempo olhando todas as opções que o Airbnb te apresenta. Em Los Angeles, eu queria 3 coisas de um Airbnb:
1) Um apartamento privado (e não um quarto na casa de alguém)
2) Estacionamento
3) Localização (Hollywood)
Então, já definia esses padrões no filtro e olhava só o que tinha à disposição.
Airbnb: como funciona – MINHA EXPERIÊNCIA AIRBNB
Depois que escolhi o imóvel ideal para mim e fechei a reserva, a anfitriã foi muito educada enviando mensagens com informações importantes. Além disso, ela sempre me respondia quando eu perguntava.
Vou compartilhar com você as nossas mensagens por 2 motivos:
1) Pra você praticar seu reading
2) Pra você usar de modelo caso precise se hospedar em um Airbnb no exterior
Minhas interações em inglês com a anfitriã do Airbnb
Logo após a reserva, enviei uma mensagem pra minha host, e ela imediatamente respondeu:
E no dia da minha chegada no apê, ela enviou uma mensagem perguntando que horas eu iria chegar.
Ah, e como comentei no vídeo, aconteceu algo que eu não esperava:
A minha anfitriã também enviou, no dia anterior a minha chegada, um email com todas as instruções importantes para entrar no condomínio, no apartamento e também me explicou detalhadamente onde era a vaga dela no estacionamento e a maneira certa de parar com o carro.
Como foi um auto check-in, ela escreveu a senha do portão, explicou o local onde guardou a chave e o controle remoto do portão do estacionamento, e o local da senha do wi-fi. O e-mail foi bem grandão e eu aprendi várias palavras novas que só o dia a dia nos EUA pode ensinar. No final deste artigo, você vai aprender um monte delas também.
Airbnb parcela em quantas vezes?
Aconteceu um fato incomum com a minha reserva: lançaram as informações de pagamento erradas no meu cartão de crédito. Vou explicar: eu parcelei a minha reserva em 3 vezes (limite máximo que o Airbnb permite (para brasileiros)). Mas, no meu cartão de crédito veio o lançamento em uma única parcela.
Na hora, eu entrei em contato com a operadora do meu cartão, mas eles disseram que isso normalmente acontecia, mas seria consertado mais à frente. Acontece que, no dia seguinte, recebi um e-mail da equipe do Airbnb explicando o que aconteceu: eles fizeram o lançamento errado, mas não era para eu me preocupar porque o valor seria estornado, e seria feito um novo lançamento, dessa vez parcelado em 3 vezes.
Antes de eu ter um piripaque ou um ataque de pererecas, li que a minha reserva estava garantida e que não tinha com o que me preocupar. Ufa!
Prós e contras do Airbnb
E como tudo nessa bela vida tem o seu lado bom e o seu lado não tão bom assim, com o Airbnb não é diferente. Por isso, seguem os prós e os contras na minha opinião “cri cri” de ser.
Prós
- Preço
- A experiência de um morador local
- O layout de troca de mensagens e e-mail do site
- Responsabilidade do Airbnb quando dá problema de sistema (como aconteceu comigo no caso do pagamento)
Contras
- As acomodações acabam rápido (não dá pra pensar muito antes de reservar)
- Você não é o único com acesso ao imóvel protegido por lei (como a casa é de outra pessoa, ela pode entrar, como aconteceu comigo, mesmo sendo reserva do apartamento inteiro)
- Segurança menos controlada (se comparado a um hotel)
- Risco de propaganda enganosa (principalmente quanto à localização, que é o que mais priorizo em uma hospedagem)
Airbnb vale a pena?
Bem, a minha experiência com Airbnb foi sensacional. Não digo que dei sorte, mas que fui bem criteriosa para alugar um lugar. Um erro que cometi foi deixar pra cima da hora por estar buscando um hotel. Pra você ter ideia, eu fiz a reserva em agosto e a minha viagem foi em setembro, e tive poucas opções de hospedagem, pra falar a verdade.
Os hotéis que reservei nos outros destinos da viagem (São Francisco, Vale do Silício e Santa Bárbara) foram ótimos e com preços ok porque reservei com antecedência. Na verdade, quando estava buscando acomodação nem cogitei Airbnb por isso.
Mas, como disse, em LA não tive escolha, e a experiência valeu a pena. A minha anfitriã foi muito humana e responsável. Não a conheci pessoalmente, mas ela cumpriu tudo o que prometeu. Eu com certeza voltaria a me hospedar lá e, se for o caso, nas próximas viagens ficaria em um Airbnb se ficar hospedado em hotel for algo fora do meu orçamento.
Falando sério, se for pra escolher entre hotel e Airbnb no exterior, eu fico com hotel se estiver dentro das minhas condições. Mas caso contrário, ficarei em um Airbnb sem preconceito e com menos medo que dessa vez 🙂
A dica que te dou é justamente seguir os critérios que citei no artigo. E se você for mais chato do que eu e tiver mais ideias de segurança, não economize com elas! Aliás, compartilhe comigo nos comentários para melhorar ainda mais o nível desse sistema incrível!
Vocabulário para se hospedar sem medo em um Airbnb
Host – Anfitrião
Guest – hóspede
Self check-in – auto check-in
Doormat – capacho
Keypad – teclado numérico
Garage clicker – controle remoto da garagem
Dumpster – caçamba de lixo
Tenant – inquilino
To book – reservar
Rentals – aluguéis
Studio – um tipo de acomodação que não tem parede entre os cômodos (exceto banheiro) e a cozinha é americana.
Refund – reembolso
No smoking in the apt – proibido fumar no apartamento
Agora, quero pedir um favor muito especial: compartilha esse artigo com o máximo de amigos que você puder. Assim, esse sistema ficará cada vez melhor, e nós seremos beneficiados com preço e qualidade!
Aguardo seu comentário com dúvidas de vocabulário ou Airbnb!
Have a great day!
Day Ribeiro
Related posts
11 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais Lidas da Semana
Aprenda inglês do seu jeito e sem blá, blá, blá?
Me siga no Youtube
Acesso Rápido
- Como Começar Estudar (17)
- Dicas de Inglês (14)
- Gramática em inglês (15)
- Inglês do Seu Jeito (12)
- Inglês para Viagem (15)
- Vocabulário em Inglês (16)
[…] Airbnb: como funciona e 5 razões PRA VOCÊ não se hospedar […]
[…] Airbnb: como funciona e 5 razões PRA VOCÊ não se hospedar […]
Sorry…
Chiquinha and Seu Madruga are Tenants of Seu Barriga that is the Hostess and OWES 14 months of rent
hahahahahaha Ok, dear! It`s better now, but I could understand what you told me 🙂 Have a great day!!
hahahahahaha Ok, dear! It`s better now, but I could understand what you told me 🙂 Have a great day!!
Have a great day, Dear Teacher 😊
🤓 tks a lot!!!!!
Realmente você é corajosa, não é neura sua não kkk, eu já tinha lido a respeito deste sistema e fiquei me imaginando se eu teria coragem, deve ter sido uma experiência incrível, embora você seja uma pessoa super Inteligente experiente em viagens, acho que você esta certa em se preocupar,ainda mais que ela entrou no Apartamento mas que bom que deu tudo certo, graças a Deus e mais ainda ela tbm é uma escritora então acho que vocês teriam muito assunto.
E nossa que tenso esta situação do pagamento ainda bem que você é 💲💰💰💰💴💵💷💶 e não teria problema 😂😂 falando em dinheiro ao ler o vocabulário eu lembrei de algo…
Chiquinha and Seu Madruga are Tenants of Seu Barriga that is the Hostess and must 14 months of rent
Ahhhh eu amo escrever!!! Qq dia, talvez quando o dia tiver 47 horas, eu consiga escrever um livro hahahaha e sim, teríamos mto assunto, de verdade!!!
Amei seu exemplo! É isso mesmo, aprendendo e praticando logo em seguida 🙂 arrasou mto!
Bjssssssss
😍 por favor escreve logo este Livro que eu serei o Primeiro fila para pegar o autógrafo, com todo o conteúdo maravilhoso daqui do blog com certeza seria um ótimo livro
Uiaaaaaaa