Como começar a estudar inglês do zero e as 7 coisas que você não deve fazer de JEITO NENHUM no inglês para iniciantes
Eu sei, eu sei, são mesmo muitas perguntas que invadem a cabeça quando você é iniciante no inglês. Você quer saber como começar a estudar inglês do zero e sozinho, a sequência para aprender inglês, o que aprender primeiro em inglês e por onde começar nessa tempestade de conteúdo de inglês para iniciantes espalhando pela internet.
E para acabar com o desespero, neste material você vai descobrir o mapa que vai mostrar para qual lado você deve ir. É isso mesmo! Além disso, vai saber as 7 coisas que arruinam todo o seu inglês para iniciantes e como se livrar de hábitos horríveis!
› Inscreva-se no canal do Youtube ‹
7 coisas que você NÃO deve fazer quando começar a estudar inglês
Para começar com o pé direito em inglês, sabe quando você diz que já tentou de tudo para aprender inglês, que já estuda há um tempão, mas ainda está insatisfeito com o seu progresso? A sensação é que você dá passos de formiguinha!
Aí, pra piorar a situação, você vai lá e taca aquele inseticida bem forte pra detonar de vez as pobres formiguinhas 🙁
Como assim, Daiane?
- Como aprender inglês rápido
- Como aprender a falar inglês
- Não entendo nada de LISTENING. E agora?
- Aprenda HÁBITOS SIMPLES para ler em inglês sendo iniciante
- Como aumentar o SEU vocabulário em inglês em 4 semanas
É o seguinte: existem hábitos inseticidas e prejudiciais para você que está no nível do inglês para iniciantes. E para ser bem sincera, eu tenho certeza que você faz pelo menos uma das coisas a seguir (coloco minha mão no fogo, hein?!)
1) Estabelecer um prazo para aprender inglês totalmente
Já que você está começando a aprender inglês, vamos deixar bem claro que você não tem como saber quando estará fluente. Cada pessoa tem um ritmo para aprender inglês sozinho ou com um professor. Por isso, tenha muito cuidado com promessas de que em 3 meses você estará fluente.
Claro que é importante você traçar metas de aprendizagem, como no exemplo abaixo:
Dedicar-se 2 horas por dia ao listening e ao reading para daqui a 6 meses conseguir assistir a um filme em inglês e entender parte dele, e todo o contexto.
Você percebeu que não falei de saber tudo? Mas sim de parte de uma competência linguística? Por isso, estabeleça metas pessoais sim, mas não seja inocente, ok?
2) Só estudar e não praticar
Quando você decide aprender inglês do zero, e monta o seu passo a passo para aprender inglês para iniciantes, é natural estar empolgado e ir com muita sede ao pote. Isso é ótimo e nós, professores de inglês, amamos!
Acontece que a vida não é feita só de horas de estudos, e muito menos o seu inglês. Apesar de ser fundamental estudar sistematicamente, de nada vai adiantar seus estudos se você não praticar.
Vejo muitos alunos tendo vergonha de falar inglês, vejo seguidores com vergonha de participar comigo das lives do Instagram porque é iniciante no inglês, pessoas com vergonha de falar com gringos, mesmo estudando direitinho.
Se você não colocar esse inglês pra fora, você não vai aprender tão rápido como espera (se é que vai aprender).
3) Não aprender com o Inglês do Seu Jeito
Eu sempre falo isso por aqui: estude inglês com aquilo que te dá prazer! Aqui no site tem um menu especial chamado INGLÊS DO SEU JEITO. E é disto que estou falando:
- Aprender inglês com música
- Aprender inglês com seu canal favorito no Youtube
- Aprender inglês com áudios e vídeos
- Aprender inglês com séries
- Aprender inglês com filmes
Por isso, explore o seu jeito de aprender inglês e veja como é eficiente!
4) Achar que um dia acaba
Como expliquei no vídeo, aprender inglês não é como aprender a fazer bolo ou aprender a costurar. Aprender inglês é um processo. Mesmo depois de já saber falar inglês ou até mesmo depois de ser fluente, você vai continuar aprendendo. Isso porque a língua é viva, e aprender uma segunda língua é uma habilidade.
5) Achar que sua pronúncia é feia e seu sotaque é errado
Na verdade, isso é uma das coisas que mais me irritam. Tanto nos alunos (rsrs) quanto nas pessoas bestas que se acham só porque falam inglês.
Nos alunos, porque perdem oportunidades incríveis de falar inglês (mesmo sendo iniciante) ou escrever por causa da vergonha do sotaque ou porque não sabe a pronúncia.
Não deixe o medo tomar conta de você: está tudo bem cometer erros na hora de falar inglês. Eu erro também, todos erram (até em português, viu?), e é errando que a gente aprende.
Então, não precisa achar sua pronúncia feia e muito menos o seu sotaque errado (sotaque é sotaque, e pronto!).
Quanto às pessoas bestas que ficam tirando sarro dos outros, você vai entender melhor no vídeo a seguir 😀
Como falar inglês sob pressão. DANE-SE!
6) Achar que é melhor aprender com um falante nativo do que com um professor de inglês não nativo.
O falante nativo sabe muito do uso da língua, tem a pronúncia local e dificilmente ele não vai saber como se diz alguma palavra em inglês. Ok.
Por outro lado, o professor de inglês, formado para isso, e falante também do português, conhece a estrutura da língua inglesa, tem profundo conhecimento em didática, conhece os diferentes estilos de aprendizagem e sabe como trabalhar o melhor método e as técnicas de aprendizagem com você. Ele estudou anos na faculdade, e pós, e etc para isso (pelo menos comigo foi assim). Afinal, ele é professor!
Então, tenha muito cuidado com isso, ok?
7) Nunca desistir em inglês
Parece óbvio. Mas, por mais que pareça difícil, não pare agora. Você está muito mais longe do que antes 😉
Não sei nada de inglês e quero aprender!
ou
Como aprender a aprender inglês?
Como começar a estudar inglês
E está em busca de dicas de inglês para iniciantes e de material de inglês para iniciantes.
No vídeo acima eu falo sobre os três pontos principais para você saber por onde começar a estudar inglês sozinho:
1) A importância do seu mindset
Mindset significa “a sua maneira de pensar; de encarar as coisas”. Agora que você decidiu aprender inglês sozinho e a encontrar conteúdo de inglês para iniciantes, é preciso ter em mente que tudo precisa girar em torno disso.
Por exemplo, pense nas coisas que você pode passar a fazer inserindo o inglês na sua rotina: é ouvir música? Mudar o idioma do seu celular? Do GPS?
Você está apenas no começo, e sua mente precisa ser positiva e estar bem alimentada. Essa é umas das dicas principais do inglês para iniciantes.
Por isso, siga as dicas que dou no artigo abaixo e o seu mindset estará no caminho certo.
2) Conteúdos recomendados para quem precisa do inglês para iniciantes
Já que você quer saber por onde começar a estudar inglês, chegou a hora mais esperada: a sequência de conteúdo de inglês para iniciantes!
- Verbo To Be
- Pronomes Pessoais
- Números em Inglês
- Dias da semana
- Como dizer as horas
- Plural
- This, That, These and Those
- A / An
- Presente Simples
Esses são os tópicos de gramática de inglês para iniciantes para você dar os primeiros passos para aprender inglês sozinho, ok?
Mas atenção!
Esses conteúdos de inglês para iniciantes precisam ser estudados em um contexto. Como explico no vídeo, existem as 4 habilidades da língua, que são: fala, escrita, leitura e listening. É importante inserir os tópicos acima nessas habilidades, e ter uma rotina para aprender inglês sozinho, senão você vai se tornar um mero decorador de regras gramaticais. Saber inglês que é bom, nada!
Rotina para aprender ingles sozinho
É difícil para você, iniciante no inglês, elaborar todos esses conteúdos e encaixá-los nas 4 habilidades do inglês. Por isso, montei para você um roteiro para estudar inglês sozinho (semanal) com sugestões de atividades já relacionadas às 4 habilidades e a um contexto. Você não tem que esquentar a cabeça pensando em qual habilidade você deve focar primeiro.
Mas, esse roteiro não serve apenas para quem está começando no inglês não! Como é você quem separa os conteúdos, serve, inclusive, para quem já é avançado 😉
Está tudo explicadinho no vídeo abaixo:
3) Onde encontrar material de suporte
Para você aprender inglês do início grátis, é preciso encontrar aulas de inglês para principiantes e materiais de suporte em sites de confiança.
Aqui no blog e no canal da Today no Youtube, por exemplo, você vai encontrar aulas de inglês para iniciantes gratuitas, diálogos em inglês para iniciantes, exercícios em inglês para iniciantes grátis, com direito até a download e correção ao vivo.
Chegou a hora!
Agora que você já sabe como começar a estudar inglês, é importante deixar bem claro logo nesse início que você precisa manter a calma. Não dá para em apenas uma semana ou até mesmo um mês achar que vai dominar todo esse conteúdo fluentemente. A não ser que você pratique e se dedique bastante. Mas sim, você vai conseguir.
Qualquer dúvida que tiver, pode me enviar um e-mail ou me chamar em uma das redes sociais da Today, que corro para socorrer você. Aproveita e cadastra seu nome e e-mail aqui no site para saber das novidades em primeira mão!
Então people, é hora da largada! Deixe seu comentário aqui pra mim e me diga qual é a sua inquietação 🙂
Um beijo grande,
See you later, alligator!
Day Ribeiro
Related posts
14 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais Lidas da Semana
Aprenda inglês do seu jeito e sem blá, blá, blá?
Me siga no Youtube
Acesso Rápido
- Como Começar Estudar (17)
- Dicas de Inglês (14)
- Gramática em inglês (15)
- Inglês do Seu Jeito (12)
- Inglês para Viagem (15)
- Vocabulário em Inglês (16)
[…] respondo que sim, é possível. Mas tenho duas notícias para você: uma boa e outra ruim. A notícia boa é que depende de você. […]
Estava lendo alguns blog para tirar minhas duvidas, sobre como aprender inglês sozinha. E me deparei com o seu. Gostei bastante sobre o conteúdo e a forma simplificada que explicada o ponta pé inicial para pessoas como eu, não ter medo de simplesmente aprender o inglês.
Vou começar também a estudar com as orientações do TODAY. Achei bastante coerente e interessante.
Pretendo futuramente viajar para Portugal, por isso meu objetivo é aprender a falar e escrever em inglês. Já iniciei a prática a escrita no Duolingo, muito bom, na parte escrita. também pretendo inserir o inglês na minha vida profissional.
Estou amando seu blog♡ depois q terminar de estudar esse tópicos a gente faz o q depois?
Essa professora me conquistou viu tô vendo que seu material é sérissimamente ideal pra mim rsss…pois, ela é certeira no que precisa o “sofrido iniciante”… Obrigado professora por nos ajudar …consegui aqui até abaixar PDF da turma da Mônica que a muito tempo queria pra ver se leio bacaninha… E vou pedir socorro sim rssss…😊
Tenho muita vontade de aprender inglês não só para a parte profissional, mais principalmente conhecer outros países e pessoas.
retornando 31/01/19 !Nao vai ser facil mais vou incluir o ingles de qualquer maneira na minha vida, ano do ingles metaaaaaaaaa!!!!! to precisada e altorizo miss daiane me puxar a orelha …rsrsrsr vou sofrerrrrrr kkkk simbora
Começando do zero, depois de algumas pesquisar encontrei seu canal no youtube e o seu blog, fiquei surpreso da organização e como você direciona as pessoas que estão iniciando, praticamente pega pela mão, fiquei muito confiante e espero ter sucesso neste projeto, virei mais vezes aqui…obrigado
Ótimo conteúdo!!!! Thanks a lot! <3
When I begin (started) study English more or less one and half years ago, I always wanted finish o conteudo no mesmo dia( some day) mesmo estando cansado and with sleepy, blz, blz fazia tudo termininava e ia dormir, no outro dia I don’t remember Bulhufas nenhuma, Now I make different, faço um pouco Today and tomorrow I reviso e continuo com o estudo. But o que me falta ainda é colocar a prática do Speaking with order people. In order to I going studying day afther day.
Finalizo com uma frase que ouvi de um professor quando fiz Senai.
If you are to give up, give up being weak.
Parabéns pelo artigo e todas as dicas, seu blog é sensacional tem muito conteúdo que me ajuda muito, eu confesso cometo muitos erros que você mencionou aqui, acredito que o maior seja colocar um prazo e achar que em determinado tempo estarei fluente , que vou viajar ou fazer um intercâmbio e vou me comunicar facilmente com os falantes nativos as vezes eu estudo muito, mas sempre tem aqueles dias que eu deixo a preguiça tomar conta 🙈, mas com a sua ajuda e no tempo certo eu vou conseguir.
E que Deus perdoe as pessoas que pensaom igual o item 6, elas ainda não tiveram o Prazer e a oportunidade maravilhosa de aprender com Você que sabe ensinar muito bem que está sempre disposta a tirar todas as dúvidas e tem um Alto Astral maravilhoso que cativa.
Eu vejo vários cursos em escolas com cursos de inglês mais específicos, tipo business, aqueles acelerados, vale a pena em 1 ano e meio, dar esta tunada?Ou é tipo um curso como se fosse o tecnologo
Oi Marcel! Para responder com certeza eu precisava ver o método e a proposta do curso. Mas assim, se vc já tem uma noção e quer dar uma “tunada”, e a proposta for mais comunicativa, entendo que vale a pena sim 🙂 Bjssssss